A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

 

Passo de Palavra DXXII.

Brás, São Paulo, 17 de julho de 2005.

II Aos Coríntios 6
(todos versículos)

 

          A abnegação de Paulo em seu ministério

1 E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; 2 (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação). 3 Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 4 Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, 5 Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns. 6 Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, 8 Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama: como enganadores, e sendo verdadeiros; 9 Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos: como morrendo, e eis que vivemos: como castigados, e não mortos; 10 Como contristados, mas sempre alegres: como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

           Instante exortação à santidade

11 Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. 12 Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. 13 Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós. 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso.
 

 

Na exortação da Palavra desta noite tivemos o relato da importância da imagem que membro do corpo ministerial da obra de Deus tem que ter e passar. Imagem sem mácula, sem escândalo, e totalmente condizente com a verdade; assim como por extensão toda a irmandade. Os membros da igreja de Cristo de outrora, como os membros da igreja de Cristo de hoje não podem ter escândalos; no sentido de não escandalizar sua pessoa e por conseguinte a obra de Deus, fazendo com que eventuais testemunhados ou mesmo irmãos e irmãs na fé se afastem da obra e da salvação por ações e palavras insensatos proferidos no ato do escândalo, e que não estão de acordo com os preceitos da doutrina de Deus. Aqueles que assim procederem estarão cometendo delito grave diante de Deus, comprometendo inclusive a própria salvação e daqueles que foram escandalizados.
Em contra-partida, todos nós que recebemos a graça de Deus, que essa não seja em vão, mas sim com um propósito puro e sincero de granjear talentos - o da nossa própria salvação, como também daqueles que convivem conosco, ou que ao acaso nos conhecem / contatam. Foi lembrada a parábola dos dez talentos (São Mateus 25.14-30), onde um senhor distribuiu talentos aos servos quando partiu em viagem. Ao voltar disse aqueles que granjearam talentos: "- Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Notem que é sobre o muito que seremos colocados, ou seja temos que fazer tão pouco para agradarmos o Senhor; e em troca receberemos muito, em troca estaremos junto do Senhor para sempre; qual do crente aqui presente não quer estar junto de Deus, compartilhar para sempre de Sua presença e usufruir dos bens celestiais? Todos nós queremos!
Nesta epístola de São Paulo aos coríntios, o apóstolo exortou também sobre a nossa disposição perante Deus, ou seja sobre a dilatação de nosso coração perante o Senhor; o ministério da obra de Deus na terra tem o coração dilatado e a boca aberta para falar das coisas de Deus, assim como no passado, no presente o ministério da obra de Deus se preocupa com toda a irmandade, e em nisto que está o seu louvor: zelar pelo povo de Deus.
Pela Palavra foi dito que nosso Deus está com o coração dilatado para com todos os ali reunidos, façamos o mesmo então, sejamos e estejamos de coração aberto / dilatado para o Senhor, para a obediência de Sua Palavra, deixemos de lado nossos afetos / nossos afazeres / preocupações / distrações, estejamos de corpo e alma com o Senhor.
Não devemos nos ater principalmente com comparações tais: o justo e o injusto, luz com as trevas, Cristo e Belial, ou o fiel com o infiel, não há comunhão entre esses opostos.
O que está reservado para nós está diretamente associado às nossas obras, somos templos do Deus Vivente, deixemos que faça de nosso coração Sua morada. Não num determinado momento do dia ou da noite, ou somente em casa e no trabalho não, ou vice versa. Nosso Deus quer estar presente na totalidade! Em todos os momentos de nossa vida. Não podemos tocar nada imundo, logo teremos a santidade, e com ela poderemos ser recebidos pelo Senhor. Seremos filhos e filhas do Deus Todo-Poderoso. Imaginemos, tomemos em mente então, sermos filhos de um Pai, que é o Todo-Poderoso; e que teremos alegria e contentamento para sempre. Deus seja louvado. Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

          300. Ó Pai celestial
            52. Por preço elevado Jesus resgatou-me
          303. Deus nos guarde
            65. O Senhor Jesus passava...
          381. Forte Rocha
          256. Ó minha alma, por que te abates?

 
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: culto presidido pelo irmão E.C. e Palavra exortada pelo irmão J.C. Neste culto foi lida carta-circular à irmandade acerca de doações de órgãos musicais inexistentes em troca de pagamento antecipado de frete, e sobre um oftalmologista não credenciado pelo CRM que prescrevia receituário inadequado; em ambos os casos tais elementos aproveitam da boa índole da irmandade gerando prejuízos que não podem ser recuperados; foi exortado tomarmos cuidado.

Home | P90520 | P90521 | P90522 | P90523 | P90524 | P90525

Home

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 02/10/05

Este sítio está no ar desde 15/05/01

© 2001-2005 Geografia na Internet: http://geografia.geral.sites.uol.com.br